psicocontextos



brasju9@hotmail.com

Into The Wild

Diversidade Cultural

Relações/Interações

 

Iris

Processos de Cognição Social

Independentemente da maneira como nos vamos relacionar com os outros, os processos cognitivos estão sempre envolvidos, na medida em que se trata de interagir em situações que têm que ser analisadas, compreendidas e interpretadas. Designa-se por cognição social a forma com as interpretamos, selecionamos, recordamos e utilizamos informações sociais para conceber juízos e tomar decisões.

Processos implicados nas nossas interações sociais: 

  • Impressões
  • Expetativas
  • Atitudes
  • Representações Sociais

 

Impressões

Impressões são "noções criadas espontaneamente no contato com as pessoas, que nos fornecem um quadro interpretativo para as julgarmos no que elas são e nas suas reações".

As impressões são o dado primário que nos permite obter uma expetativa de determinado indivíduo. É a primeira idéia com que ficamos quando conhecemos alguém. Dependendo dessa impressão podemos obter uma idéia daquela pessoa, e a partir daí vir a prever certos comportamentos. As impressões respeitam assim, a avaliação global de uma pessoa, baseada em diferentes informações e que nos vão permitir organizar a sociedade.

Expetativas

As impressões que colhemos num primeiro contato com alguém são sempre determinantes na maneira como tendemos a julgá-la, criando expetativas acerca do seu comportamento futuro. As impressões iniciais permitem-nos fazer futuras apreciações acerca de algo. Define-se expetativa como uma "atitude psicoafetiva, que em face de certos indícios, conduz a pessoa a antecipações em relação a determinadas ocorrências sociais".  O facto de prevermos o comportamento de alguém ou algo, permite uma proteção antecipada para nós mesmos. Por exemplo, sabe-se que o fogo queima, e também sabemos que não devemos tocar nele pois vamo-nos queimar e isso traz dor. Ou seja, estamos a conceber uma idéia de proteção.

Atitudes

Os seres humanos possuem conhecimentos que se fazem acompanhar de certos sentimentos desagradáveis e que nos levam a reagir de alguma maneira, fazendo algo para melhor determinada situção.

Dependendo da situação existem impulsos que nos levam a reagir, e isso são as atitudes.

Representações Sociais

São noções comuns, úteis que servem para dar sentido aos acontecimentos no interior de vários grupos.

São comuns a vários grupos e individuos, e desempenham diversas funções na sociedade.

      "A representação social dos direitos dos animais faz com que jovens colaborem no estudo e na proteção dos animais selvagens."