Into The Wild
Diversidade Cultural
Relações/Interações
Iris
A Importância da Vinculação
Quando falamos em vinculação, falamos na tendência que existe nos bebés, para estes permancerem junto da mãe durante os primeiros tempos de vida, vindo a estabelecer ligações importantes que vão condicionar a sua vida futuramente. Se estas ligações, foram ligações fortes e boas para o desenvolvimento da criança, e se elas lhe permitirem obter uma maior quantidade de felicidade a criança vai-se sentir melhor com ela e com os outros, transparecendo na sua personalidade no futuro. Por outro lado, se a criança não tiver qualquer tipo de afeto, por parte da "mãe", a criança vai-se ressentir e isso vai manifestar-se de diferentes formas. Tornar-se-á uma criança menos apta para a vida, menos apta no confronto perante diversas situações com os outros. Não vai conseguir obter as bases essencias ao seu desenvolvimento, daí as relações precoces serem tão importantes.
Contudo, o estabelecimento de vinculação não é exclusivo do ser humano. Por exemplo, os macaquinhos comprimem-se contra o corpo da mãe à procura de conforto e proteção; os gatinhos e os cachorrinhos a mesma coisa, todos eles encontram na mãe a solução para os seus problemas e um meio para satisfazer as suas necessidades.
Um exemplo, na imagem a baixo é possivel observar que a mãe biológica dos bebés tigres não é quem lhes está a deixar alimentarem-se. Porém, a cadela está a agir como uma mãe para os bebés, pois é ela que lhes está a fornecer o que elas precisam para o seu crescimento, cuidados esses que são essenciais - a alimentação e o conforto.