Into The Wild
Diversidade Cultural
Relações/Interações
Iris
Experiências com Primatas - Harlow
Harry Harlow (1905-1981) foi um psicólogo norte-americano que se deu a conhecer devido às suas experiências sobre a privação maternal e social em macacos Rhesus, e que demonstram a importância dos cuidados, do coforto e do amor nos primeiros tempos do desenvolvimento.
Com as suas experiências foi possível verificar-se a separação entre vinculação e a satisfação das necessidades alimentares.
Ora, a sua experiência consistiu em confrontar macacaquinhos com duas mães artificiais: uma, feita de arame, com um biberão onde o bebé se ia alimentar; outra, revestida de material felpudo, que proporcionava contato macio e agradável aos macacos.
Harlow verificou que os bebés estabeleciam facilmente um vínculo com a "mãe felpuda", permanecendo a maior parte do tempo abraçados a ela procurando o conforto que a "mãe de arame" não lhes podia dar. Sempre que sentiam fome, deslocavam-se até à "mãe de arame" nunca perdendo o contato com a mãe mais confortável. Quando se sentiam ameaçados com qualquer coisa, encontravam na "mãe felpuda" uma proteção, agarrando-se a ela.
Harlow concluiu então que, após estabelecido o vínculo com a mãe, esta funcionava como símbolo de proteção, fornecendo aos macaquinhos a segurança que eles precisavam. Contudo, futuramente, Harlow veio a aperceber-se que assim que os macaquinhos começavam a crescer, iam começando a manifestar irregularidades no seu relacionamento social e emocional, não se comportando como os outros. Isto porque estabeleceram uma relação demasiado dependente com as mães e sem elas não conseguiam agir normalmente e desenrascarem-se. Houve uma privação de estimulação sensorial, percetiva e sensorial, ou seja, os macacos ligaram-se afetivamente às mães felpudas, contudo elas não interagiam com eles pois eram artificais. Os macacos não conseguiam aprender o que necessitavam para viver em sociedade.
Podemos adaptar o mesmo método aos seres humanos, pois tal como os macacos, precisamos de interagir com os outros para vivermos em sociedade e de criar laços de afeto com alguém.
Uma amostra antiga da experiência de Harlow:
https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=E2M6XBJEEFQ