psicocontextos



brasju9@hotmail.com

Into The Wild

Diversidade Cultural

Relações/Interações

 

Iris

Museu da Etnologia

01-03-2013 18:27

O Museu da Etnologia foi criado em 1965 em Belém, e tem como objetivo representar as culturas dos diferentes povos do globo, sendo considerado parte da história da antropologia portuguesa, pois é nele que se concentrou esta atividade pioneira no país.

No museu apresentam-se vários tipo de coleções, que fazem parte do domínio da cultura material portuguesa, como o estudo sobre os arados, os sistemas de atrelagem, os equipamentos associados às atividades agro-marítimas, a tecnologia têxtil e a generalidade da alfaia agrícola.

Outras coleções foram o resultado de expedições de modo a puder representar várias áreas do planeta, no sentido de mostrar a diversidade de etnias presente no museu, como é exemplo a Amazónia Brasileira ou a Indonésia, entre os séculos 60 e 70.

O museu apresenta assim, uma ausência de um tipo de exposição permanente, o que permite que se vá diversificando, contribuindo com um interesse variável do público, privilegiando portanto, as exposições temporárias que permitem aprofundar o conhecimento e divulgar sempre um tema novo junto das coleções. Apresenta também reservas, de modo a facilitar o acesso a investigadores e que a meu ver, bem concedida e cativante, facilita a visualização dos objetos das coleções, sendo estas as Galerias de Vida Rural, que está aberta desde 2000 e onde se expõem coleções relacionadas com a atividade agro-pastoril, e as Galerias da Amazónias (sendo esta, a que visitei), onde desde 2006 o público pode estar em contacto com a cultura desta região.

O museu oferece ainda, a disponibilização de uma biblioteca, onde é possível aprofundar conhecimentos acerca deste, e sobretudo, acerca da Etnologia, estando ela ligada à diversidade cultural comportamental.

                               

 

Feita a visita, aprofundámos, sem dúvida, alguns dos nossos conhecimentos sobre esta cultura e sobre a maneira como estes indígenas vivem e sobrevivem na Amazónia. Pudemos observar o seu quotidiano através dos objetos por eles usados, os trajes, os utensílios, tendo tudo isto uma função.

 

Pudemos também verificar mais uma vez, a multiculturalidade e a diversidade comportamental de cada cultura que vai diferindo de etnia para etnia, de padrão-cultural para padrão-cultural.

Foi nos dada uma melhor noção da vida dos Índios da Amazónia, que muitos desconheciam, e através dessa informação é nos permitido apreciá-la e compará-la com outras, observando que todas a as etnias são universais e todas diferentes.

 

Deixo aqui o meu Relatório da Visita de Estudo ao Museu da Etnologia:

relatorio psico.docx (621 kB)